PERFIL DO EGRESSO
Perfil do aluno egresso dos cursos da Faculdade Nossa Senhora Aparecida
Para concluir os cursos oferecidos pela Faculdade Nossa Senhora Aparecida – FNSA o aluno deverá demonstrar na área de atuação do seu curso:
1º – no seu processo de ensino–aprendizagem–educação–desenvolvimento
- Formação global e a construção de competências, hábitos, habilidades e atitudes de forma crítica e criativa;
- Capacidade para extrapolar a simples memorização mecânica de conhecimentos, construindo conhecimentos a partir de vivências coletivas e desafiadoras;
- Capacidade para resolver problemas, estudar casos, intervir em realidades, prever crises, fazer predições sempre de forma ágil, versátil e ética;
- Ter buscado seu autoaprimoramento e autorrealização como pessoa e como cidadão, ciente de suas responsabilidades;
- Estar qualificado profissionalmente e capaz de usar para os recursos do conhecimento em seus vários níveis e modalidades, além das vivências e intervenções em realidades do seu cotidiano próximo ou remoto;
- Tomar atitudes éticas e sociais que possibilitem o desenvolvimento do compromisso com um futuro mais justo e equitativo para a humanidade;
- Estar conscientizado a respeito da responsabilidade ética e social como futuro profissional.
Para isso pressupõe docentes permanentemente preparados para desafiar seus alunos à construção interativa do aprendizado, intervir no processo para aperfeiçoá-lo, utilizando para isso, metodologias e recursos diferenciadas e uma proposta de avaliação que atue como agente de mediação entre o objeto a ser conhecido e a disposição do aluno para aprender;
2º – no seu processo de formação como pesquisador
O egresso dos cursos oferecidos pela Faculdade Nossa Senhora Aparecida – FNSA deve ter desenvolvido o gosto pela pesquisa e pela ação criadora, responsável e ética, a partir de uma postura de investigação, reflexão, de curiosidade perante o novo e o diferente, buscando novos conhecimentos e procedimentos que possam complementar e estimular o ensino-aprendizagem a alcançar graus mais elevados de excelência, além de buscar melhorar de qualidade para a sua vida, a fim de efetivar processos de investigação científica que possam conduzi-lo a um entendimento diferenciado na resolução e respostas a situações-problema do cotidiano profissional.
Deve ter construído competências para atuar como pesquisador em áreas específicas envolvidas pelos cursos e programas, para ampliar o conhecimento, por meio de pesquisas científicas e para utilizar, de forma competente, as normas da ABNT e da instituição para a elaboração de trabalhos científicos.
Para este fim prepara docentes para a pesquisa e para a elaboração de produções científicas a partir das normas da ABNT e da instituição para o processo de investigação científica;
3º – na sua formação como extensionista
- Possibilita ao aluno, dentro de seu processo de formação, o desenvolvimento da consciência crítica quanto à realidade sociocultural, política e educacional e o desenvolvimento de habilidades teóricas–práticas para o exercício profissional, propiciando condições favoráveis a atitudes de criatividade, cooperação, investigação, responsabilidade, raciocínio abstrato, uso da linguagem, atenção concentrada, imaginação, sociabilidade, desembaraço, iniciativa e perseverança;
- Proporciona a formação geral do futuro profissional, assegurando, concomitantemente, o acesso ao conhecimento que vem sendo produzido nas diversas áreas e que permeia a prática de ensino a ser efetivada;
- Trabalha a pesquisa e a extensão na articulação do processo de ensino a fim de assegurar aos discentes o desenvolvimento do potencial necessário ao domínio dos processos que qualificam as ações dos profissionais para exercício nas áreas envolvidas pelos cursos oferecidos;
- Promove o desenvolvimento dos conhecimentos, habilidades, hábitos, competências e valores necessários à condução, com qualidade, das ações que caracterizam a área de formação de cada curso oferecido;
Para isso garante aos seus alunos:
- Formação básica envolvendo a construção de uma cultura geral que lhes permita situar-se, de forma consciente e crítica, frente às tendências e diretrizes da sociedade de hoje e do futuro e às teorias que explicam o desenvolvimento dos profissionais para atuação nos diferentes níveis abrangidos pelas organizações empresariais de diferentes ordens;
- Formação profissionalizante que lhes permita construir os conhecimentos básicos, essenciais à cada área de formação dos cursos oferecidos e inteirar-se das conquistas científicas, sociais, políticas e tecnológicas da ciência e da arte de conduzir pessoas e organizações das áreas abrangidas pelos cursos oferecidos;
- Qualificação para a prática profissional , instrumentalizando-os para ações abrangentes e gerais com excelência de qualidade nas organizações da sociedade contemporânea globalizada e em constantes e rápidas mudanças e capacitando-os a efetivar com eficácia, eficiência e efetividade, as ações específicas exigidas por sua área de atuação, atuando como estimuladores e desafiadores do desenvolvimento de seus colaboradores de forma que sejam capazes de raciocínios mentais mais complexos e ações mais aperfeiçoadas na sua área de atuação;
- Formação ética, humanista capaz de possibilitar-lhes a construção de uma personalidade íntegra, responsável, parâmetro positivo, como profissional de consciências, para “ser” e “agir”, nas organizações de diferentes níveis;
- Iniciação científica, capacitando-os a desenvolver sua criatividade e o gosto pela pesquisa na área de sua atuação;
- Domínio da tecnologia que possa permitir que a sua formação e prática profissional alcancem níveis de excelência, atualização e diversificação.
As competências, as habilidades e as atitudes que deverão ser desenvolvidas nos discentes, estão explicitadas nos Projetos Pedagógicos de cada curso.
Com este entendimento, busca-se atender às diretrizes pedagógicas enunciadas nos Projetos Pedagógicos de cada um dos cursos oferecidos pela instituição, voltados, mais especificamente, ao que enunciam cada uma das diretrizes curriculares dos cursos.