ATENDIMENTO AO ESTUDANTE
A Faculdade Nossa Senhora Aparecida – FNSA – possui uma “Política de Assistência ao Estudante”, desenvolvida com relação à inclusão social, franqueando ao estudante não só o acesso à educação superior, mas a permanência deste no seu processo de tornar-se um profissional pleno. Por isso, a atenção maior aos estudantes portadores de necessidades especiais, aos que são de outras cidades, aos que trabalham, aos que apresentam dificuldades de aprendizagem e adaptação, por exemplo, são fatores que podem ser causa de exclusão e estão entre as ações da Política de Assistência ao Estudante na Instituição.
O atendimento psicopedagógico ao estudante compõe a Política de Assistência ao Estudante, inserida no rol das políticas educacionais da FNSA em sua missão institucional, qual seja, “promover o ensino, a iniciação científica e a extensão por meio da oferta de educação de qualidade, desenvolvendo e difundindo o conhecimento e a cultura, promovendo a formação de cidadãos e profissionais éticos, solidários, e capazes de transformar a realidade regional, em seus aspectos tecnológicos, econômicos, sociais, políticos e culturais”.
Neste sentido, a FNSA oferece atendimento aos seus estudantes nos aspectos pedagógicos, emergenciais e psicopedagógicos.
Os estudantes universitários passam por processos de adaptação que no decorrer de sua formação no mundo universitário geram situações de crises, expressas através de depressões, alcoolismo, evasão escolar, dificuldades de aprendizagem, relacionamentos pessoais insatisfatórios, ligações de amizade prejudiciais e isolamento, dificuldades de adaptação quanto à mudança de cidade, dificuldades de ter iniciativa no seu aprendizado que é característica do ensino superior, entre outros.
Devido a todos estes fatores é que a FNSA se preocupa em atender com competência a todos os estudantes da Instituição, como poderá ser comprovado nos itens posteriores a este.
Como programa de apoio ao desenvolvimento acadêmico aos discentes da FNSA estarão os atendimentos disponibilizados através dos setores da instituição, as políticas institucionais efetivadas e consolidadas, como apresentados nos itens a seguir.
Como programa de apoio ao desenvolvimento acadêmico aos discentes da FNSA estarão os atendimentos disponibilizados através da Direção Geral, Coordenadoria de Curso, Secretaria de Registro Acadêmico, Coordenadoria Técnicas de Pesquisa e de Extensão, Corpo Docente, Corpo Administrativo e Núcleo de Apoio Psicopedagógico – NAP FNSA.
O Núcleo de Orientação Psicopedagógica – NOP da FNSA em sua política de atendimento não se apresenta como clínica, mas oferece atendimento psicoterápico individual, cujo referencial é a psicoterapia breve, brevíssima nesse caso, com a média de 4/6 sessões, no máximo, em variações de atendimento como aconselhamento, escuta do conflito e interpretação psicanalíticas, tarefas cognitivo-comportamentais, orientação psicopedagógica, avaliações psicológicas e psicopedagógicas, orientação vocacional, orientação de estudo, desenvolvimento de habilidades e talentos. No atendimento em grupos: encontros temáticos, grupos operativos e de estudo, direcionados para desenvolvimento de habilidades como organização do tempo e técnicas de estudo, desinibição e técnicas de apresentação de trabalhos etc.
A FNSA propicia, além do apoio psicopedagógico, diversas outras formas de apoio aos seus estudantes, destacando que algumas delas também beneficiam outros atores internos da Instituição como os funcionários técnico-administrativos e docentes, que são representadas pelas seguintes políticas institucionais.
A Política de Estágio da FNSA tem como objetivo geral apoiar e garantir a realização do estágio obrigatório, principalmente, visando qualificar profissionalmente os acadêmicos para atender às necessidades do mercado de trabalho e da sociedade. Seus objetivos específicos são de conter a sistemática de procedimentos que envolvem a atividade como um todo; esclarecer o papel de cada ator no processo à luz das diretrizes internas e da legislação federal; contribuir para a melhoria do processo ensino-aprendizagem; auxiliar os envolvidos na compreensão do estágio; e facilitar através dos procedimentos, o desenvolvimento do estágio de forma clara, simples e objetiva, bem como de suas avaliações.
A monitoria é uma atividade que tem por finalidade despertar o interesse pela carreira docente, prestar auxílio a professores para o desenvolvimento e aperfeiçoamento
das atividades técnico-didáticas, bem como contribuir para a manutenção de um relacionamento pedagógico produtivo entre o corpo discente e docente. Visando regulamentar o processo de seleção, treinamento, acompanhamento e evolução dos monitores, foi estabelecida uma “Política para o Programa de Monitoria da FNSA”.